A alimentação do bebê no seu primeiro ano de vida é muito importante e você precisa saber o que evitar. Nesta fase ele vai conhecer e aprender sobre os alimentos. Por isso, é preciso prestar muita atenção e fazer da melhor maneira para garantir que ele aprenda e cresça com hábitos alimentares saudáveis.

É uma fase de aprendizado, na qual apresentar os mais variados alimentos é o fundamental. A alimentação no primeiro ano de vida deve ser focada na qualidade dos alimentos oferecidos, principalmente a variedade.  

Mas, nem todos os tipos de alimentos devem ser oferecidos nessa fase. 

Confira  alguns alimentos que devem ser evitados:

1 – Sal:  só deve ser introduzido na alimentação dos bebês a partir de 1 ano. 

2 – Açúcar: só é recomendado após os 2 anos. 

3 – Alimentos industrializados: aqui entram os biscoitos, gelatina, sucos, refrigerantes, iogurtes, leite fermentado..

4 – Leite de vaca puro integral: somente após 1 ano.

5 – Mel: esse só é recomendado após os 2 anos pelo risco de contaminação e por ser doce. 

6 – Carnes cruas:  podem causar intoxicação alimentar e contaminação, por isso evite até os 2 anos. 

7 – Farináceos Industrializados: essas farinhas usadas para enriquecer o leite são ricas em açúcar e não agregam nada para a saúde do bebê. 

8 – Sucos: geralmente tem muito açúcar, mesmo os naturais. Prefira sempre a fruta in natura, que é rica em fibras e incentiva a mastigação. 

9 – Chás: é bom evitar, pois a maioria deles contém cafeína e açúcar. Água é sempre a melhor opção.

Com exceção desses alimentos que devem ser evitados, desde o início da introdução alimentar, o bebê pode comer de tudo.

Todas as frutas, todas as verduras e legumes, arroz, feijão, carne de vaca, de porco, de frango e de peixe, ovo, ervilha, lentilha. Pode oferecer todos esses alimentos que são de verdade.

Lembre-se que a alimentação até um ano é muito importante, pois é a  Fase fundamental para aprender e adquirir hábitos alimentares saudáveis que serão levados para a vida inteira!

Dessa forma, o momento certo de adquirir esses hábitos é na introdução alimentar, no primeiro ano de vida do bebê.  Garanta que o seu pequeno conheça os alimentos. Variedade é fundamental!