Comer envolve muito mais do que colocar o alimento na boca e engolir. Da mesma forma, envolve questões emocionais, sociais, culturais e nutricionais.
Talvez por isso muitas mães ficam frustradas quando o pequeno não come. Ensinar o filho a comer também faz parte da educação e dá trabalho, como tudo na maternidade.
Veja 3 dicas para ensinar uma criança a comer:
1 – É preciso ofertar e apresentar todos os alimentos para que a criança conheça e tenha familiaridade. A criança não vai comer se não conhecer o alimento.
2 – Seja exemplo. Isso vale para qualquer área da educação de um filho. A criança aprende muito mais com o exemplo do que você falando “coma isso, coma aquilo!”
3 – Tenha uma rotina. É importante que a família tenha um ritual, com horários para as refeições. Isso ajuda muito na aceitação alimentar da criança e ainda cria memórias afetivas.
Para reverter essa situação e ver seu filho experimentar novos alimentos, antes de oferecer você precisa familiarizar ele com o alimento.
Uma atividade prática para isso é imprimir desenhos com frutas, legumes, verduras, por exemplo, para a criança pintar. É uma forma lúdica de incluir os alimentos na brincadeira.
Outra forma simples de fazer essa aproximação é levá-la para fazer compras com você! Sem falar que pode ser muito divertido!
Ao invés de simplesmente fazer as compras, inclua alguns desafios para o seu filho, por exemplo:
– Proponha que ele escolha 3 frutas para comprar e experimentar na semana.
– Escolha uma receita e peça ajuda dele para comprar todos os ingredientes para preparar a receita quando chegarem em casa.
Mas atenção, não pense que você fará isso hoje e amanhã ele estará comendo tudo. Assim como ele levou um tempo para ficar seletivo, a seletividade também tem um tempo para “desaparecer”.
Na prática, é mais ou menos assim: hoje ele pinta o desenho, amanhã ele vê no mercado, no dia seguinte ajuda você a lavar e descascar, ele vai pegar, cheirar, lamber e só depois vai colocar na boca e comer!