As frutas são quase sempre os primeiros alimentos oferecidos aos bebês. Por serem de fácil preparo e grande aceitação, as frutas são recomendadas como primeiro passo na introdução alimentar. Mas você sabe quais são as indicações de frutas para bebê? Ou ainda, com qual delas você deve começar?
Veja tudo que você precisa saber sobre a introdução de frutas para bebê e com qual começar!
Quais são as melhores frutas para bebê?
Não há uma regra específica sobre quais frutas devem ser dadas ou proibidas aos bebês. O ideal é que a criança experimente os diferentes sabores e desenvolva seu próprio paladar em relação aos alimentos.
Porém, é comum que as pessoas se lembrem das seguintes frutas ao iniciar a introdução alimentar:
- Banana
- Maçã
- Pera
- Morango
- Melão
- Mamão
- Melancia
- Laranja
- Pêssego
- Ameixa
- Abacaxi
- Abacate
- Manga
- Açaí
Essas são as frutas mais comuns no início da introdução alimentar. Porém, não há uma regra! A criança pode comer todos os tipos de frutas, desde que esteja com a saúde em dia e que não tenha nenhum tipo de alergia.
Funcionamento intestinal ao dar frutas para bebê
Não existe uma regra sobre qual fruta deve ser oferecida primeiro na introdução alimentar. De um modo geral, todas as frutas podem ser oferecidas e são muito bem-vindas no cardápio das crianças, dessa forma, você escolhe a fruta que deseja iniciar!
Mas existem alguns cuidados que são importantes de serem tomados na introdução das frutas para bebê. Um deles é a questão do funcionamento intestinal dos pequenos. Na introdução das frutas, é importante que você avalie o funcionamento intestinal do bebê todos os dias.
Algumas frutas podem deixar o bebê constipado. Assim como outras, podem acabar deixando o intestino solto demais. Por isso, é fundamental manter o equilíbrio entre as frutas para não provocar problemas no funcionamento intestinal do bebê. Veja a seguir quais são as frutas constipantes e laxantes.
Frutas para bebê que são constipantes
As frutas constipantes tendem a ter mais fibra e por isso, podem segurar o funcionamento intestinal, caso sejam oferecidas em excesso aos bebês. Para manter um bom funcionamento intestinal, é interessante alternar entre constipantes e laxantes. As frutas constipantes mais utilizadas na introdução alimentar são:
- Banana
- Goiaba
- Jabuticaba
- Maçã
- Melão
- Pêra
- Caju
Frutas para bebê que são laxantes
Já as frutas laxantes, são as que fazem o intestino funcionar mais vezes, podendo proporcionar diarréia, caso haja um excesso na alimentação. As frutas para bebê que correspondem a essa característica são:
- Laranja
- Ameixa
- Mamão
- Acerola
- Abacate
- Kiwi
- Figo
Frutas da época para introdução alimentar
Outra ótima dica sobre as melhores frutas para bebê, é sempre dar preferência para frutas da época. Caso você não tenha acesso a alimentos orgânicos, é importante oferecer as frutas relativo à cada época do ano.
Isso porque as frutas quando cultivadas fora de época concentram muitos agrotóxicos e fertilizantes, o que é prejudicial para qualquer pessoa. Já as frutas da época, possuem baixo nível de agrotóxicos e outros elementos prejudiciais.
Como oferecer frutas para bebê?
A melhor forma de começar a introdução alimentar com frutas, é amassando a fruta até formar uma espécie de papinha. Dessa forma, o bebê começará a se adaptar a textura mais consistente do alimento.
Além disso, listamos algumas dicas que poderão te ajudar quando você oferecer frutas para bebê. Confira!
1. Faça papinhas
Os bebês não sabem mastigar e nem engolir corretamente, por isso, é fundamental que o primeiro contato com as frutas seja através de papinhas. Nesse contexto, você também deve ter o cuidado de não deixar pedaços grandes para que o bebê não se engasgue. A medida que o bebê aprende a comer, você já pode introduzir papinhas mais firmes ou a própria fruta in natura.
2. Retire a casca
A maior concentração de nutrientes quase sempre está na casca dos alimentos. Porém, para os bebês é interessante que você retire a casca das frutas, principalmente da maçã, pêssego, pera e de outras que apresentam cascas muito rígidas.
3. Cuidado com a acidez:
Algumas frutas são naturalmente muito ácidas, como a laranja, o abacaxi e o maracujá. Nesses casos, é importante que você não ofereça a mesma fruta todos os dias. Além disso, é importante avaliar se o bebê não apresentou nenhum sinal de irritação na pele ou na boca ao experimentar essas frutas.
4. Varie o cardápio
Para manter uma alimentação equilibrada e saudável, é importante variar as frutas que serão oferecidas ao bebê. Comer todos os dias a mesma fruta pode fazer com que a criança perca o interesse no alimento e que não receba todas as vitaminas necessárias. Com um cardápio variado, o bebê receberá diferentes nutrientes ao longo dos dias.
5. Não dê sucos
Embora os sucos sejam fáceis de serem preparados, eles não são boas opções de alimentos para os bebês. Os sucos contêm pouca fibra e alto teor de açúcar. Já as frutas in natura, possuem mais fibras, o que equilibra a proporção de cada nutriente da fruta.
6. Não passe as frutas no liquidificador
Algumas pessoas têm o hábito de bater as frutas no liquidificador antes de oferecer aos bebês. Isso é um grande erro, pois dessa forma as frutas perdem fibras e vários outros nutrientes essenciais. O ideal é que as frutas sejam oferecidas amassadas ou ainda inteiras, para que o bebê possa chupá-la.
7. Ofereça a fruta inteira
Essa é outra forma simples e fácil de oferecer frutas para bebê. Nesse caso, tudo que você precisará fazer é retirar a casca da fruta e dá-la para o bebê chupar. Essa forma de oferecer frutas é chamada de BLW, que consiste no desenvolvimento do bebê a partir da sua percepção dos alimentos. Nesse método, o bebê segura seu próprio alimento e come até se sentir saciado.
Além de todos os cuidados que mencionamos, é importante que os pais desfrutem desse momento tão importante para o bebê. A introdução alimentar é um período de grande adaptação, por isso, é comum que o bebê rejeite certos alimentos ou não tenha interesse em experimentar.
Tudo deve ser feito com bastante calma, amor e carinho! Quer saber mais sobre introdução alimentar? Acompanhe o blog Mi Petit e confira todos os conteúdos preparados especialmente para você.