Dicas de como alimentar melhor seu filho.
A alimentação saudável é fundamental para que as crianças se desenvolvam e tenham qualidade de vida. Os pais devem, portanto, preocupar-se em oferecer uma alimentação de qualidade para os filhos. O incentivo tem que ser de preferência ativo, em que a própria criança pega nos alimentos, escolhe e experimenta.
O que os pediatras recomendam?
Segundo o pediatra Daniel Becker, “Crianças saudáveis comem bem, elas comem aquilo que elas precisam comer, e não aquilo que os pais esperam que elas comam”. Assim, ele recomenda que o principal é oferecer comida de boa qualidade como:
- Frutas;
- Legumes;
- Cereais integrais;
- Proteínas.
Como deve ser a alimentação?
Evite produtos industrializados; em contrapartida, ofereça comida saborosa, de preferência com o preparo cuidadoso, sem conservantes; tenha uma rotina de alimentação; se possível e quando possível, coma com os familiares.
Esclarecimentos sobre as etapas de desenvolvimento da criança
Após a fase exclusiva de aleitamento materno, aos 6 meses, a necessidade nutricional da criança passa por algumas mudanças, necessitando da introdução da alimentação complementar para essa fase que é caracterizada pelo desenvolvimento intenso da criança.
Após o segundo ano de vida, é comum acontecer uma redução no apetite, o que não deve ser visto com muita preocupação, visto que é um processo fisiológico de regulação do metabolismo infantil. Nessa fase é importante não forçar a criança a comer e oferecer, em períodos mais curtos, lanches nutritivos.
Qual a importância da introdução alimentar?
A introdução alimentar mais sólida, a partir dos 8 e 9 meses, é importante para que a criança possa mastigar e comer pedaços pequenos. Nessa fase, chamada de “Janela da Mastigação”, a criança vai assimilar melhor os alimentos em pedaços. Os especialistas indicam a não dar apenas alimentos pastosos, pois o processo de mastigação vai estimular a criança a não recusar os alimentos posteriormente.
Como os pais devem fazer?
Os pais precisam dar o exemplo, alimentando-se melhor e estando atentos aos alimentos que oferecem para as crianças, pois elas observam tudo que os pais comem. Uma dica é sugerir, mostrar e estimular o consumo de alimentos saudáveis.
A criança deve conhecer os alimentos e fazer suas escolhas de acordo com o paladar.
Os pais não precisam se preocupar com a quantidade, e sim com a qualidade!
Estímulos feitos com a observação
As crianças menores imitam o que o adulto faz, já as maiores escolhem o que querem comer. Deve-se evitar negociar com a criança, correr atrás dela para dar comida, colocar desenho, mostrar celulares, etc. O ideal é deixar que as crianças façam as suas escolhas alimentares dentro de possibilidades nutritivas, sempre com a supervisão dos adultos. Outra dica é ter em casa apenas alimentos saudáveis. As guloseimas devem ser deixadas para os fins de semana.
Evite desgastes ao alimentar seus filhos
A relação alimentar não pode ser desgastante nem neurótica. Por esse motivo, respeitar as fases da criança é fundamental para identificar as suas necessidades naquele período. Para isso é necessário que os pais ajudem a despertar a vontade de comer de seus filhos, pois dessa forma a criança sente prazer ao se alimentar e se dispõe a experimentar novos alimentos.
Por esses motivos, a Mi petit tem todo o cuidado em preparar os alimentos de forma diversificada, separada, colorida e com todos os nutrientes referentes a cada fase e necessidades da criança. São alimentos saborosos, nutritivos e em quantidades ideais para seus filhos.
Sabemos da importância da alimentação saudável para o bom desenvolvimento dos pequenos. Você encontra a melhor alimentação no nosso site e na loja física.