A Sociedade Brasileira de Pediatria indica que por volta dos 6 meses é a idade onde o bebê está pronto para iniciar a introdução alimentar, desde que o pequeno apresente os sinais de prontidão.

Os sinais de prontidão indicam que o organismo está preparado para começar a descobrir os alimentos e pronto para ingerir alimentos sólidos com segurança. É uma longa fase que precisa começar no tempo certo, sem ansiedade, para que o  processo seja prazeroso para a família e para o pequeno.

Confira quais são os sinais de prontidão para a introdução alimentar:

1. Sentar sem apoio (ou com o mínimo de apoio)

Por volta dos 6 meses que o bebê desenvolve a capacidade de sustentar plenamente a cabeça e o tronco e sentar sem apoio. Esse controle é importante para evitar engasgos. 

2.Reflexo de protrusão da língua diminuindo

Bebês desde recém nascidos costumam colocar a língua pra fora ao explorar algo com a boca. Isso ajuda na amamentação mas pode atrapalhar na alimentação por sólidos. Se o bebê ainda tem esse reflexo a tendência é que empurre os alimentos para fora da boca.

 

3. Demonstrar interesse pela comida

Se o bebê já observa as pessoas comendo e demonstra curiosidade é um bom sinal. Ele precisa querer explorar e conhecer os alimentos. Deixe que o bebê esteja junto durante as refeições para ajudar nesse processo.

 

4.Saber pegar objetos e levar a boca

Essa é outra capacidade adquirida nos primeiros meses de vida que demonstra a autonomia do bebê para levar comida à boca.

 

Esses são alguns sinais que você deve observar no bebê. Mas espere que os 6 meses estejam completos e que o pequeno realmente apresente esses sinais. Iniciar a introdução alimentar antes do tempo pode gerar mais estresse do que o normal para a família. Essa é uma etapa importante tanto para os pais quanto para os pequenos!