Aprenda cinco brincadeiras com alimentos para fazer com a criançada na hora das refeições
Com elas, seus pequenos poderão comer melhor e ainda dar um tempo dos aparelhos eletrônicos
Sentar-se à mesa para apreciar uma boa refeição parece uma utopia quando se trata de pais com filhos pequenos. Isso ocorre porque, na maioria das famílias, as crianças sentem uma enorme dificuldade em ficarem quietinhas durante alguns minutos. Muitos pais optam por “acalmá-las” com joguinhos ou vídeos em tablets ou smartphones, mas nem sempre essa é a opção mais saudável. Que tal, então, conferir estas cinco brincadeiras com alimentos para que a criançada não só se alimente melhor como também até curta os momentos de refeição em família?
1. Dobradura de guardanapo
Quem imaginou que um simples guardanapo pudesse ser uma ferramenta extremamente útil quando se trata de refeição com os pequenos? Aprenda algumas dobraduras em canais no Youtube ou em blogs específicos e ensine seus filhos a executarem a tarefa antes ou depois das refeições. Neste sitehttps://www.tempojunto.com/2018/04/11/dobradura-simples-para-distrair-e-brincar-com-as-criancas-em-qualquer-lugar/ , há algumas opções de origamis de guardanapo, como de barquinho, casinha, macaco etc. Além de manter as crianças entretidas, a atividade ainda estimula a coordenação motora, o foco e a paciência.
2. Experimentar alimentos com olhos vendados
Esta prática não só é recomendada aos pequenos como à família toda. Se todos soubessem a importância de exercitar o cérebro por meio dos cinco sentidos, o mundo seria um lugar melhor certamente. Com os olhos vendados, estimule todos da mesa a adivinharem que alimento estão colocando na boca. Comece estimulando o olfato, depois o tato e, por último, o paladar. Com essa dinâmica, muitos dos alimentos “odiados” poderão se tornar grandes paixões dos pequenos. Inclusive, há um método, conhecido como BLW (Baby Led Weaning), que encoraja os bebês a pegarem os alimentos sozinhos e os levarem até à boca – uma espécie de estimulação do tato na hora de comer. Parecido com o joguinho, não é mesmo?
3. Desenhar os alimentos da mesa
Desenhar não só é uma atividade que estimula a imaginação e o foco como também algo extremamente prazeroso. Que tal pedir aos seus filhos que desenhem os alimentos que estão prestes a comer? Peça que eles sejam bem caprichosos e ofereça talvez até uma recompensa para quem comer tudo direitinho e entregar um desenho bem feito.
4.Soma de palitos
Esta é uma clássica dos restaurantes, mas pode muito bem ser adaptada para as refeições em casa. Pegue palitos e distribua-os em quantidades iguais para todos da mesa. Depois, peça que cada um escolha quantos palitos vai colocar na jogada. Antes de jogarem os palitos na mesa, cada um deve dar um palpite de quantos palitos no total serão jogados. Após os palpites, cada um joga a quantidade de palitos que escolheu na mesa e alguém faz a contagem para ver quem mais se aproximou do número.
5. Qual é a música
Por fim, que tal alegrar ainda mais os momentos das refeições com a brincadeira “qual é a música?”. Assobie ou sussurre uma canção e peça para que os pequenos adivinhem o cantor e o nome da música. Quem acertar mais, ganha.