Introdução alimentar

Quando devo introduzir sal na comida do meu bebê?

Muitas mães ainda se surpreendem ao descobrir que o sal só deve ser introduzido no preparo das refeições do bebê a partir de 1 ano.Uma vez que nós, adultos, estamos acostumados com a comida salgada, é difícil aceitar que a criança vá consumir os alimentos sem o acréscimo do sal. 

Para isso, é muito importante entender o desenvolvimento dos bebês e enxergarmos cada fase como um aprendizado.Segundo a SBP, não é recomendado a adição de sal em comidas para crianças até seus 12 meses, após esta idade o uso do sal deve ser moderado.

A quantidade de sódio suficiente para as necessidades dos bebês nessa fase está em quase todos os alimentos que são consumidos diariamente, como:  frutas, verduras, carnes e ovos.. Enquanto o sal é rico em sódio, que representa mais de 40% da sua composição. Assim, incluir sal na alimentação aumenta e muito a quantidade de sódio ingerida.

Vale lembrar que o consumo exagerado de sal exige um maior esforço dos rins – órgãos responsáveis pela eliminação do sal do organismo. Como estamos falando de bebês em pleno crescimento e desenvolvimento, sobrecarregar um órgão tão importante pode ser muito prejudicial.

Adicionar sal à comida do bebêantecipadamentepode influenciar o seu paladar. E é de extrema importância para a criança esse processo de conhecer os sabores innatura dos alimentos para posteriormente se ter uma melhor aceitação.

Até a introdução alimentar, o bebê não conhece outro sabor a não ser o do leite materno. Tudo será novidade e todos os sabores são estranhos para ele, incluindo a comida salgada. Além de dar a oportunidade para o bebê conhecer o sabor real dos alimentos, você estará evitando o consumo exagerado de sódio, que facilmente pode ultrapassar a ingestão diária indicada por nutricionistas.

Na prática, o que você pode fazer é separar a comida do bebê antes de temperar a comida da família ou então preparar separadamente, se possível.Mas, isso não significa que a comida do seu pequeno precisa ser sem gosto, muito pelo contrário! Ela pode e deve ser muito saborosa. Use e abuse dos temperos naturais: alho, cebola, manjericão, cebolinha, entre outros… Esses temperinhos estão liberados desde o início da introdução alimentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *