Você sabia que os vegetais produzidos em larga escala no país são ricos em agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes químicos? Sabia que a carne produzida pela indústria é rica em antibióticos, hormônios e vários outros componentes químicos prejudiciais a saúde? Se você desconhece esse fato, é porque ainda não conhece a diferença dos alimentos orgânicos para os inorgânicos.

Veja neste post tudo que você precisa saber sobre alimentos orgânicos, o que são e porque seu consumo é tão importante!

O que são alimentos orgânicos?

Cultivados sem nenhum componente químico como agrotóxicos, fertilizantes, antibióticos e pesticidas, os alimentos orgânicos são sinônimos de alimentos naturais, seguros e benéficos para a saúde. Além de não possuírem componentes químicos prejudiciais à saúde, esses alimentos são mais nutritivos que os convencionais cultivados com produtos químicos.

Esse tipo de cultivo apresenta benefícios para a saúde de quem produz, de quem consome e da própria natureza, já que os cultivares não poluem a água, flora e fauna próxima ao local de cultivo. Isso significa que a agricultura orgânica é sustentável e segura para todos.

Alimentos inorgânicos

Para que você entenda o que são alimentos orgânicos é importante pensar primeiramente nos produtos vendidos comumente no supermercado. Tanto os vegetais quanto os cereais, carnes e outros alimentos que encontramos nos supermercados, quase sempre são produzidos ou cultivados da forma tradicional, que visa a utilização de produtos químicos.

No caso da agricultura, os produtos químicos garantem que as plantas fiquem livres de pragas e que os alimentos cresçam mais do que o normal para garantir uma grande colheita. Isso vale para cereais e vegetais (arroz, feijão, trigo, soja, cenoura, batata, tomate, e muitos outros). No caso das carnes (carne bovina, suína e frango) a produção conta com a utilização de hormônios que garantem o crescimento desses animais e de outros produtos químicos atribuídos a ração dos animais.

O resultado de tudo isso, para a indústria, é de mais vendas. Já para a saúde das pessoas, esses produtos químicos podem causar uma série de problemas. Há diversos estudos científicos que mostram os malefícios de uma alimentação inorgânica. Além disso, vários destes estudos mostram que os agricultores não sabem nem mesmo manipular corretamente esses produtos, sendo assim, acabam utilizando mais do que o recomendado por especialistas.

Isso tudo resulta em problemas para as pessoas, que podem acabar desenvolvendo muitas doenças, dentre elas o câncer. Sem contar que esses alimentos perdem nutrientes ao serem cultivados com tantos produtos químicos. Portanto, há também a desnutrição associada a ingestão de alimentos inorgânicos.

Alimentos orgânicos

Após estudos comprovarem os malefícios dos agrotóxicos e de todos os produtos químicos utilizados nos alimentos, muitas pessoas aderiram aos alimentos orgânicos, que são produzidos sem esses produtos químicos.

Como já mencionado, o cultivo de vegetais, cereais e a criação de animais no conceito orgânico, contribui para a saúde das pessoas e ainda é muito mais sustentável, considerando que essa modalidade de cultivo não polui o meio ambiente.

Por que é importante consumir alimentos orgânicos?

Considerando todos os malefícios que os produtos químicos fazem à saúde, é mais do que indispensável consumir alimentos orgânicos. É mais nutritivo, saudável, seguro e sustentável consumir esse tipo de alimento, pois eles não oferecem riscos à saúde, não poluem ao serem cultivados e ainda contribuem para a agricultura familiar.

Você ainda tem dúvidas sobre o consumo desses alimentos? Veja a seguir 5 razões para consumir alimentos orgânicos!

1. Ajudam a evitar problemas de saúde

Se os agrotóxicos, hormônios, antibióticos e outras substâncias químicas fazem mal à saúde, ao trocar os alimentos inorgânicos por orgânicos estamos evitando diversos problemas de saúde. Além disso, os nutrientes presentes nos orgânicos contribuem para uma vida mais saudável.

2. São mais saborosos e nutritivos

Os vegetais orgânicos, assim como os cereais e as carnes produzidas neste conceito, são mais nutritivos e saborosos. Qualquer um que tenha provado alimentos orgânicos consegue perceber a diferença do sabor.

3. Há certificação para esses produtos

Ao contrário dos alimentos inorgânicos, a produção orgânica é certificada com Selo de Certificação. O Selo garante que os alimentos não possuem nenhum resíduo tóxico, e por isso, são seguros para o consumo.

4. Não contamina a água

Um dos principais malefícios da produção de vegetais e cereais inorgânicos é que as águas ficam contaminadas pelos produtos químicos utilizados no cultivo. Conforme esses produtos são colocados nas plantas, os lençóis d’água e o solo ficam contaminados, causando problemas no ecossistema de rios e lagos próximos aos cultivares.

Já no caso dos alimentos orgânicos não há esse problema. A produção orgânica não contamina a água, pelo contrário, contribui para a utilização sustentável desse recurso tão importante para o planeta.

5. Evita a contaminação das gerações futuras

Os agrotóxicos, fertilizantes, pesticidas, hormônios e antibióticos contaminam as águas, solo e até mesmo o ar. Dessa forma, pessoas e animais ficam contaminados ao consumir esses alimentos. Se mais pessoas passam a utilizar alimentos orgânicos, haverá menos contaminação no futuro das próximas gerações.

Introdução alimentar com alimentos orgânicos

O consumo de alimentos orgânicos é importante para os adultos e para as crianças. Por isso, nada mais correto do que começar a introdução alimentar utilizando esses alimentos. Ao inserir alimentos orgânicos na introdução alimentar você evita que a criança desenvolva diversas doenças e ainda contribui para uma maior nutrição.

Os bebês que estão começando a comer devem ter contato desde cedo com os melhores alimentos que existem. Por isso, é importante começar com alimentos orgânicos e manter esse consumo por toda a vida, já que ele só proporciona benefícios para a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente.

Hoje em dia é fácil encontrar produtos orgânicos! Eles vão desde os alimentos in natura, como os vegetais, cereais e grãos, até preparações como molho de tomate, achocolatado em pó, manteiga, pães, bolo, farinhas e muito mais.

A introdução alimentar feita com alimentos orgânicos é mais nutritiva, saudável e segura para o consumo. Aqui no Mi Petit você encontra diversas papinhas preparadas com alimentos orgânicos. Aproveite para conferir nosso cardápio agora mesmo!