Introdução alimentar

Bebê pode comer ovo na introdução alimentar?

A partir da introdução alimentar, por volta dos seis meses, o bebê já pode comer ovo. Já houve muita discussão sobre oferecer ou não ovos para crianças. Mas, com o avanço de estudos em relação a alergias, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) hoje é que o ovo pode ser oferecido já aos 6 meses.
Cerca de 5% das crianças hoje no Brasil possuem algum tipo de alergia alimentar. Para prevenção e a redução desse índice, pediatras e nutricionistas sempre recomendam a ingestão do ovo (clara e gema) desde os 6 meses de vida.

O ovo possui propriedades que ajudam no desenvolvimento do cérebro, faz bem para os olhos e é fonte de vitamina D e B12, importantes para a pele e os ossos.
Nas refeições os ovos podem servir como fonte de proteína, tão importante nessa fase de crescimento acelerado dos pequenos.
Além disso, os ovos possuem boas quantidades de ferro, fósforo, cálcio e zinco, entre outras vitaminas e minerais. Ou seja, o ovo é um alimento super nutritivo!

Como oferecer?

É importante cozinhar bem o ovo para consumir, ainda mais quando vamos oferecer a um bebê.

Omelete: uma forma de ofertar ao bebê alguns alimentos que ele ainda não consiga mastigar;
Ovos mexidos: também são sucesso entre bebês! Podem ser preparados com algum verdinho picado para aumentar a oferta de vitaminas.
Ovo cozido: clássico e fácil. Deixe o ovo por 12 minutos em água fervente para garantir seu total cozimento;
Não deixe de oferecer ovos ao seu pequeno. Ovo é um excelente alimento, muito seguro quando oferecido da maneira correta e no tempo certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *