Cuidar da alimentação na quarentena

Como cuidar da alimentação infantil em tempo de quarentena

 

A quarentena trouxe uma nova realidade para as famílias brasileiras: agora as crianças passam 24 horas dentro de casa e precisam realizar de 4 a 6 refeições ao dia. Somada a essa nova realidade, os pais precisam conciliar o preparo e a oferta das refeições com as atividades de casa (lavar, passar, arrumar casa) e o home office

Não está fácil para ninguém! Mas essa é uma fase de muito aprendizado! E uma oportunidade incrível para aumentar o vínculo entre pais e filhos e promover hábitos alimentares saudáveis.

Por isso, nós vamos dar-lhe 8 dicas para que você aproveitar essa oportunidade!

– Organize a rotina:

não só a rotina de trabalho, os estudos e as tarefas do lar, mas principalmente a rotina alimentar de toda a família.

– Tenha planejamento e organização:

planeje o cardápio e as compras da semana, organize a geladeira e tenha o congelador como seu grande aliado. Vai preparar alguma refeição? Já prepare em maior quantidade e a congele. O planejamento e a organização são fundamentais para evitar desperdício de tempo e dinheiro.

– Envolva as crianças no preparo das refeições:

elas adoram e é uma ótima forma de otimizar o tempo. Levar as crianças para a cozinha proporciona uma série de aprendizados, a criança aprende a ter mais organização, cooperação, paciência, disciplina, desenvolve a criatividade, a coordenação motora e a concentração. Além disso, estimula hábitos alimentares saudáveis, aumentando a familiaridade das crianças com os alimentos e as chances de elas provarem novos sabores.

Como cuidar da alimentação infantil em tempo de quarentena

 

– Faça refeições em família:

a hora da refeição deve ser um momento de aprendizado e afeto. Comer em família, entre tantas outras coisas, ajuda a criança a estabelecer uma relação positiva com a comida.

– Ofereça uma alimentação variada:

variar a oferta de alimentos, principalmente nos dois primeiros anos de vida, ajuda a diminuir seletividades futuras. A alimentação deve ter como base alimentos in natura e minimamente processados. Se a criança está recusando algum alimento, a dica é variar o modo de preparo e a apresentação.

– Evite o consumo e a oferta de alimentos ultraprocessados:

 Substitua por opções preferencialmente sem açúcar, corantes e conservantes. Evite fast foods, carnes processadas e macarrão instantâneo. Apesar de serem preparações práticas, esses alimentos são hipercalóricos e pobres em nutrientes. 

– Tenha sempre Mi Petit no congelador:

não sabe cozinhar, ficou sem tempo para preparar as refeições ou quer variar o cardápio? Conte com a Mi Petit!! Aqui você encontra comidinhas balanceadas e nutritivas, preparadas de forma caseira com todo amor e carinho.

Além de cuidar da alimentação, nessa fase é fundamental cuidar de outros hábitos saudáveis, como sono, saúde bucal, higiene pessoal e atividade física.

Vamos aproveitar esse momento da forma mais positiva! E lembrem-se: vai passar! E, quando passar, do que seu filho vai lembrar? Nós esperamos que ele lembre que foi um tempo em que ele curtiu muito a sua família.

Por: Nutricionista Amanda Branquinho