Hoje vamos falar sobre introdução alimentar. Lá pelos 6 meses os bebês começam a apresentar aquisições motoras e neurológicas que indicam que eles já estão preparados para se alimentar de outros alimentos além do leite materno (ou da fórmula, se for o caso).

Internamente, ocorre a maturação de diversas enzimas digestivas para que os novos alimentos sejam recebidos e bem digeridos, enquanto outros sinais de prontidão ficam mais perceptíveis, como sentar sem apoio (ou quase sem apoio), já conseguindo sustentar cabeça, pescoço e tronco, levar tudo à boca (mordedores, brinquedos e o que mais tiver pela frente), interesse em ver outras pessoas se alimentando e a diminuição do reflexo de protrusão da língua (aquele reflexo inato dos bebês de ficar com a linguinha pra fora).

Geralmente esses sinais podem ser observados por volta do 6º mês de idade, mas é sempre bom lembrar que cada bebê é único e pode apresentá-los um pouco antes ou um pouco depois.

Outra coisa super importante. O açúcar (refinado, cristal, mascavo, melado, rapadura ou mel) deve ser evitado até os 2 anos de idade, assim como alimentos ultraprocessados, que são aqueles alimentos produzidos pela indústria (como achocolatados, refrigerantes, bebidas artificiais, balas, pirulitos, sorvetes, bolachas, salgadinhos, enlatados, entre outros).