A introdução alimentar ocorre no mesmo momento em que as mães voltam a trabalhar. Por isso, ter papinha de bebê pronta para servir é sempre uma ótima opção de comida saudável.

Os métodos de armazenamento, congelamento e descongelamento são muito úteis para quem leva uma vida bastante agitada. Além disso, se sobrou papinha de bebê na panela e você não sabe o que fazer, veja neste guia completo como armazenar corretamente as comidinhas do seu bebê.

Como armazenar papinha de bebê

O prazo máximo de consumo de alimentos preparados para os bebês armazenados na geladeira é de 2 dias, sendo aconselhável consumir o alimento em até 24 horas. Já os congelados podem ficar armazenados por até 30 dias no freezer ou até 10 dias no congelador (presente em geladeiras de uma porta só).

Os alimentos ultracongelados possuem prazo de validade maior, podendo ficar congelados por até 4 meses. O processo de ultracongelamento visa bloquear automaticamente a proliferação bacteriana ao levar o núcleo do alimento a -18°C. Com esse processo é possível preservar e manter o sabor, textura e a qualidade nutricional dos alimentos.

Sendo assim, o armazenamento é indicado da seguinte forma:

Finalidade Armazenamento Validade
Guardar sobras Geladeira 1 a 2 dias
Manter estoque semanal Congelador 10 dias
Manter estoque mensal Freezer 30 dias
Estoque até 4 meses Ultracongelador 4 meses

Como armazenar refeições para bebê na viagem

E para viagens, como devo armazenar a papinha ou comidinha do bebê? Nesse caso, é preciso utilizar alguns itens para te ajudar ao longo da viagem. Você vai precisar de uma bolsa térmica ou isopor, potinhos para a comida e gelo. Veja algumas dicas e cuidados ao armazenar alimentos para bebês durante a viagem:

1. Use um compartimento térmico

Indicamos bolsa térmica, isopor ou mesmo marmitas térmicas. O ideal é que você pense na proporção de alimentos que serão transportados. Se for apenas a refeição do dia, as marmitas térmicas podem dar conta do recado. Agora, se você estiver pensando na alimentação do bebê para alguns dias, você deverá investir em um compartimento com mais capacidade de armazenamento.

2. Use potes com gelo

Para manter a bolsa térmica ou o isopor bem geladinho, você precisará de gelo. Você pode usar as bolsas de gelo em gel, para cada face do compartimento térmico. Esse processo vai manter as comidinhas congeladas por mais tempo, até 7 horas.

3. Use gelo seco

Para viagens internacionais, o ideal é usar o gelo seco, que preserva as comidinhas congeladas pelo tempo necessário do seu deslocamento, bastando calcular a quantidade de gelo em função do tempo de viagem. É super tranquilo!!

4. Use potinhos para separar as comidinhas

O armazenamento dos alimentos deve ser feito em potes de vidro ou em potes de plástico livres de BPA. Com potinhos, será mais fácil organizar a comida no compartimento.

5. Leve apenas o necessário

Não leve comida demais, evite desperdícios. Calcule exatamente quantos dias ficará fora e quantas comidinhas serão necessárias durante o período. Lembre-se: após descongelamento, você não deve congelar a comida novamente.

6. Armazenamento na viagem

Após chegar ao destino, a primeira coisa que você terá que fazer é retirar as papinhas e colocá-las no freezer, congelador ou frigobar. Mantenha tudo refrigerado para conservação dos alimentos.

Como congelar papinha de bebê

Para ter sempre refeições saudáveis à mão para oferecer aos bebês, é indicado congelar papinhas através de métodos que mantêm o sabor e a nutrição dos alimentos. Veja a seguir algumas dicas de como congelar papinha de bebê e mantê-la saborosa, nutritiva e segura:

  1. Não deixe a papinha esfriar naturalmente! Após preparar os alimentos, coloque-os em potes de vidro ou de plástico livres de BPA e leve-os a uma panela com gelo para acelerar o resfriamento.
  2. Esterilize os potinhos. Para esterilizar, use água quente e mergulhe os potes que vão ao freezer.
  3. Divida as porções. Você deve dividir todas as porções, isso facilita o descongelamento e o consumo, já que depois de descongelado, o alimento não pode ser congelado novamente. Então divida as porções (o ideal é dividir em porções pequenas para 1 dia ou, no máximo, 2 dias).
  4. Identifique as papinhas. Você pode usar etiquetas ou qualquer fita adesiva para identificar os alimentos congelados e a data do congelamento.
  5. Faça um cardápio. Se você vai congelar comida para a semana ou para o mês, o ideal é ter um cardápio balanceado e nutritivo ao preparar as papinhas. Assim você garante que o bebê receba todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável.

Como descongelar papinha de bebê

O descongelamento natural deve ocorrer na geladeira, para garantir a adequada penetração do calor. Nesse caso, você deve retirar as papinhas que serão descongeladas um dia antes e colocá-las na geladeira. Assim, as papinhas serão descongeladas naturalmente evitando qualquer contaminação.

Há ainda outras formas de descongelar as papinhas, caso você se esqueça de tirar os alimentos um dia antes. Nesse caso, você pode fazer o descongelar diretamente em banho-maria, na panela ou no forno micro-ondas.

Veja a seguir alguns cuidados ao descongelar alimentos para bebê:

  • Nunca deixar a comida descongelar em temperatura ambiente.
  • O alimento refrigerado deve ser bem aquecido antes do consumo.
  • Jamais recongele um alimento.
  • Use apenas potes BPA free ou potes de vidro para o descongelamento.
  • Descongele apenas o que será consumido, evite desperdícios.
  • Após descongelar o alimento, ele deve ser consumido dentro de 24 horas.
  • Se o bebê deixar papinha no prato, você deverá descartar o alimento.

Papinhas e comidinhas Mi Petit

Se você não tiver tempo para preparar as comidinhas do bebê ou mesmo tiver dúvidas sobre o assunto, você pode conferir o cardápio Mi Petit.

Todas as refeições vendidas pelo Mi Petit são pensadas para cada fase do bebê. Elas contêm alimentos saudáveis que auxiliam no desenvolvimento nutricional dos bebês e podem ser consumidas a partir de 6 meses. As refeições Mi Petit podem ser consumidas por bebês e pela família. São práticas, seguras, livres de BPA, saborosas e muito nutritivas.

Para servi-las aos bebês, você só precisa retirar o rótulo do potinho, fazer alguns furos no selo de proteção utilizando um garfo ou faca e realizar o aquecimento em forno micro-ondas durante 3 minutos ou em banho-maria por até 15 minutos.

Lembre-se de conferir se a comida está em uma temperatura agradável para oferecer ao bebê. Você pode conferir todo o cardápio clicando aqui!