Os benefícios de se usar o ultracongelador

Os benefícios de se usar o ultracongelador

 

A tecnologia está a nosso favor. E, também, a favor da saúde do seu pequeno. Contamos com o método super moderno de ultracongelamento das comidinhas após a sua montagem.

Não é de hoje que os alimentos congelados se tornaram grandes aliados na agitada rotina dos consumidores. Afinal, a praticidade de adquirir um produto que vá direto do congelador para o micro-ondas conquista as pessoas que não têm tempo para cozinhar ou simplesmente não abrem mão de contar com mais facilidade no dia a dia.

Ainda que durante muito tempo a comida congelada tenha sido sinônimo de baixa qualidade, tanto em termos de sabor quanto de valores nutricionais, essa realidade já mudou. E um dos grandes responsáveis por essa transformação, na forma de produzir alimentos congelados, é a tecnologia dos equipamentos

O que é um ultracongelador?

O ultracongelador é um equipamento de alta tecnologia que permite congelar alimentos de forma extremamente rápida e eficiente. Para se ter uma ideia, o aparelho permite que um alimento ainda quente tenha sua temperatura reduzida de forma brusca, chegando à temperatura de -18°C no núcleo em menos de 1 hora!

Os benefícios de se usar o ultracongelador

 

Diferença entre alimento congelado e ultracongelado

Em um primeiro momento, pode parecer que o ultracongelador se diferencia do freezer apenas pela rapidez em congelar os alimentos. No entanto, o maior ganho em utilizar esse equipamento é o resultado final dos produtos congelados.

No freezer, a temperatura dos alimentos é reduzida de forma gradativa, e isso faz com que, em alguns casos, seja necessário aguardar mais de 24 horas para se obter o congelamento completo.

A lentidão desse processo resulta em um grande problema: os líquidos e vapores de água presentes no alimento vão se transformando em cristais de gelo, que alteram a estrutura molecular dos alimentos. Isso impacta negativamente na textura, no sabor e, principalmente, na qualidade do produto congelado.

Ao descongelar um alimento que passou por esse processo, o excesso de líquido resultante do degelo leva embora parte do sabor, da cor e dos nutrientes do alimento. Outra grande desvantagem é que, em um congelamento lento, o crescimento bacteriano e as reações químicas e enzimáticas podem continuar acontecendo no alimento por um tempo, o que coloca em risco a saúde do consumidor final.

De que forma ele mantém os nutrientes?

No processo de ultracongelamento, a água contida nos alimentos se transforma em micro cristais — muito menores quando comparados ao congelamento comum. Essa tecnologia garante um alto padrão de qualidade aos produtos, uma vez que preserva a textura, os nutrientes e o sabor.

Além disso, o ultracongelador inibe de forma quase imediata o crescimento bacteriano e as reações químicas, preservando as características originais do alimento sem a necessidade de utilizar conservantes ou aditivos químicos.

De acordo com as normas da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em seu Guia didático, aborda a proliferação de microrganismos: “Abaixo de 5ºC e acima de 60ºC, o crescimento torna-se lento ou para.”

Alimentos que utilizam o ultracongelador recebem uma temperatura negativa, o que faz com que o alimento fique protegido de possíveis patógenos. 

Sendo assim, esse processo traz inúmeros benefícios, como: 

  1. Conservação do sabor;
  2. Preservação dos nutrientes; 
  3. Manutenção da textura dos alimentos; 
  4. Diminuição dos riscos de contaminação;
  5. Eliminação de uso de conservantes.

A Mi Petit se preocupa em entregar o melhor alimento e, por esse motivo, utiliza tecnologia de ponta para dar aos clientes uma comida afetuosa e de qualidade.