Na infância é mais fácil aprender e adquirir novos hábitos. Quando é adulto, fica mais difícil. Então, se o seu filho não come alimentos saudáveis e você quer que ele coma, comece agora mesmo! 

Para te ajudar, separamos 3 dicas que farão a diferença na alimentação do seu pequeno. Confira.

1 – Seja exemplo.  A criança, com o passar da idade, vai entrando no hábito familiar, então é necessário que todo mundo se alimente bem. 

Você não precisa mudar de uma hora para outra, mas é preciso um esforço pensando na saúde das crianças. Isso é muito importante, então se você também não tem uma alimentação saudável , é hora de rever os seus hábitos alimentares. Não tem como fazer uma criança comer bem se quem está ali em volta não o faz também.

2 – Não desista! Se o seu filho não aceitou a beterraba hoje, não desista dela. Por exemplo, ele sempre comeu bem a beterraba até que um dia ele rejeitou. O que você faz? Para de comprar?  Se você fizer isso ela vai sumir da rotina alimentar do seu pequeno e assim, uma rejeição que talvez tenha sido pontual, pode ser mais acentuada pela falta de exposição. 

O contato com os alimentos que ele rejeita deve continuar. É um erro parar de comprar e parar de oferecer.  Na maioria das vezes, nós vamos pelo caminho mais fácil, que é parar de oferecer e aí com certeza ela vai parar de comer.

Assim , ofereça uma preparação diferente, se você serviu cozida, tente grelhada ou assada da próxima vez. Ele não aceitou hoje? Tente novamente semana que vem, mês que vem. Não precisa oferecer todos os dias, apenas vá mudando essa preparação para estimular a criança a comer. Ela precisa estar exposta ao alimento e não perder contato.

3 – Apresente o alimento.  Alimentação não é só colocar a comida na boca e comer. A alimentação também envolve todo o ambiente da criança, ela precisa ter contato com os alimentos de outras formas que não seja apenas na mesa sentada para comer.

Principalmente as crianças seletivas, elas não começam a comer certos alimentos de um dia para o outro. Para ela comer efetivamente, ela precisa conhecer e assim vai ser mais fácil aceitar os alimentos.

Ela pode conhecer de forma lúdica, através de brinquedos, desenhos para pintar, ver nas historinhas e assistir nos desenhos. Logo, é assim que ensinamos para a criança sobre alimentos saudáveis, com brincadeiras, desenho de juntar pontos e de forma divertida.  Se a criança não conhece, ela não vai comer. Precisa estimular esse visual primeiro, de forma lúdica, para a criança comer efetivamente.

Veja também: Como fazer seu pequeno experimentar novos alimentos

Essa mudança não acontece de um dia para o outro. Então você precisa ter paciência e persistência. É um trabalho diário que terá resultado a longo prazo. Se não deu certo hoje, amanhã faça de novo, e de novo!

Paciência e persistência são indispensáveis. Alimentação é coisa séria, principalmente na infância.  O quanto antes você ensinar ele a comer, melhor.