A alergia à proteína do leite de vaca é uma reação imunológica do organismo da pessoa a uma proteína do leite. É a alergia alimentar mais comum na infância, cerca de 2 a 5% das crianças de até 1 ano de idade desenvolvem essa alergia.

Assim , a criança é alérgica à proteína do leite e dos seus derivados, como queijos, manteiga, requeijão, ricota, iogurtes, creme de leite, leite condensado, entre outros.

Apesar de o nutriente ser absorvido pelo intestino, ele causa reações devido à sensibilidade do organismo. Quando em contato com determinadas proteínas, o organismo considera as substâncias estranhas e assim liberam anticorpos na corrente sanguínea. São eles que ocasionam as reações dermatológicas, gastrointestinais, intestinais ou respiratórias.

Além da predisposição genética, quando as crianças têm alergia devido a familiares de primeiro grau, outras causas estão associadas ao intestino do bebê, que ainda está imaturo.

Durante os primeiros anos de vida é comum acontecer esse tipo de alergia.  Ao contrário do que muitas mães pensam, evitar alimentos alergênicos não é a melhor saída para evitar o problema.

Se o bebê não tem contato com nenhum tipo de alimento alergênico, o organismo da criança não desenvolve como deveria o seu sistema imunológico. Logo, se você não oferece e evita esse contato, lá na frente vai ser bem pior. Então, não precisa ter medo de dar alguma reação.

O leite de vaca e derivados só devem ser oferecidos após 1 ano. Aí sim se você observar algum sintoma, procure um médico para fazer o tratamento correto.

Em algumas crianças as reações podem ser mais leves, como manchas e coceira na pele, inchaço na boca ou nos olhos. Mas, existem casos mais graves que levam a criança a um choque anafilático.

Alergia não é grave, mas precisa ter atenção.

O tratamento mais adequado deve ser prescrito pelo pediatra e/ou nutricionista infantil.  O acompanhamento de um profissional é indispensável para manter os nutrientes e vitaminas que ela precisa. O leite é uma das principais fontes de proteína da criança na infância e também importante fonte de vitamina D e cálcio.

Essa suspensão do leite e seus derivados não deve afetar nutricionalmente a saúde da criança, pelo contrário, os alimentos devem garantir os mesmos níveis de crescimento e desenvolvimento. Geralmente, por volta dos 6 anos ou antes, a alergia à proteína do leite de vaca tende a diminuir.

Não se preocupe com a alergia antes de ela aparecer. Desde a introdução alimentar ofereça todo tipo de alimento para seu filho. Ele precisa conhecer o maior número possível de alimentos para criar hábitos saudáveis. E se caso surja qualquer sinal de uma possível alergia, busque o pediatra para uma avaliação e orientação individualizada.

Leia também : APLV: Tudo sobre a alergia alimentar mais comum em crianças!