Um dos principais desafios na indústria alimentícia é manter os alimentos com qualidade, aspecto saudável e sabor o maior tempo possível. Uma das soluções encontradas para não perder os produtos, mantê-los conservados por mais tempo e assim deixá-los mais atrativos para o consumidor, foi o uso de aditivos alimentares.

Segundo o Ministério da Saúde, aditivo alimentar é definido como todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente ao alimento sem o propósito de nutrir, com o intenção de alterar as características químicas, biológicas, físicas ou sensoriais do alimento, durante a preparação, processamento, fabricação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, manipulação ou transporte (Portaria nº 540, 1997, Secretaria de Vigilância Sanitária). Esses aditivos podem ser obtidos tanto de fontes naturais, como os espessantes, como também podem ser sintetizados em laboratório. 

O que se deve levar em conta é que o uso excessivo desses aditivos não é recomendado para saúde, principalmente para as crianças. Seu uso deve ser limitado a alimentos específicos, em condições específicas, com a menor quantidade possível, para não superar os valores de uma dosagem diária aceitável. Lembrando que esses aditivos sintéticos são contraindicados para crianças menores de dois anos de idade, por isso temos algumas opções de ingredientes naturais que serão listados a seguir

Quais são os aditivos alimentares mais populares?

Algumas dessas substâncias podem ser obtidas de forma natural, enquanto outras são produzidas em laboratório. Conheça agora os mais populares na indústria alimentícia:

Conservantes

Os conservantes são aditivos usados com o propósito de aumentar o tempo de duração dos alimentos. Ele também age na proteção contra bactérias, bolores, leveduras e quaisquer outros tipos de microrganismos e reações químicas que possam deixar o produto impróprio para o consumo. 

Alguns exemplos de conservantes naturais são o cravo e a canela, enquanto os sintéticos são os sorbatos e propionatos, comumente utilizados na panificação e confeitaria.

Corantes

Os corantes também são um tipo de aditivo alimentar comumente utilizado. O objetivo principal de utilizar corantes em alimentos é ressaltar a cor dos produtos alimentícios. Alguns corantes naturais são frutas e legumes que possuem forte pigmentação, como beterraba, couve, especiarias e outros produtos naturais. Porém, a forma mais comum encontrada em alimentos é na forma sintética, principalmente em bebidas como refrigerantes e alimentos coloridos artificialmente, como balas e doces.

Outros aditivos alimentares que também são muito utilizados:

  • Acidulantes, que aumentam a acidez de um alimento;
  • Antioxidantes, que preservam mais os alimentos;
  • Antiumectantes, que impedem a absorção de água de certos alimentos;
  • Espessantes, que aumentam a viscosidade dos alimentos;
  • Umectantes, que evitam que o alimento perca a umidade.

Quais são os efeitos dos aditivos alimentares na saúde das crianças?

O uso desses aditivos em excesso é prejudicial à saúde, principalmente nas crianças. O seu consumo deve ser evitado, pois geram consequências, como:

  • Déficit de atenção e hiperatividade;
  • Aumento do risco de desenvolvimento de cânceres;
  • Hipersensibilidade alimentar.

Uma das formas de evitar o consumo dos aditivos é consumir cada vez mais alimentos em sua forma in natura ou orgânicos, pois eles serão livres dessas substâncias. Atualmente, muitos produtos já usam fontes naturais de aditivos, como frutas, especiarias e legumes, fazendo deles mais saudáveis. 

É importante sempre olhar bem o rótulo dos alimentos, pois todos os aditivos devem ser obrigatoriamente especificados.Sempre opte por alimentos sem aditivos ou com aditivos naturais, que proporcionam mais saúde para seus filhos e sua família.

E para comidinhas naturais, sem conservantes e sem corantes, a Mi Petit possui diversas opções deliciosas! Conheça nossa loja e tenha uma alimentação mais saudável para você e toda sua família!