Choro, recusa ao comer, seletividade alimentar… São algumas das ações que acontecem com as crianças na fase da introdução alimentar que se torna um dos principais desafios vividos pelos pais e filhos. 

A transição de alimento líquido (leite materno ou fórmula) para alimentos sólidos pode ser um momento de preocupação e questionamentos. Para aproveitar o máximo dessa fase e ensinar a criança a ter uma boa relação com a alimentação, é de suma importância incentivar a sua autonomia, fazendo com que participe ativamente de todas as etapas da alimentação. Saiba como incentivar ainda mais a autonomia da criança na hora de comer, e fazer desse processo o mais prazeroso possível!

Sentir, tocar e cheirar

Uma das etapas mais importantes para estimular a autonomia da criança é permiti-la pegar, sentir e cheirar novos alimentos e texturas. A criança por si só já sente curiosidade em conhecer novas coisas, imagine alimentos? Por isso, uma excelente forma de incentivá-la é ir apresentando os alimentos a ela, deixando-a manipular, brincar e experimentar. 

Com o passar do tempo, você perceberá os alimentos preferidos da criança, quais ela mais gosta de brincar e experimentar, além de sempre ter a oportunidade de oferecer novas combinações!

Estimule a criança a comer sozinha

Sabemos que a hora do papá é um dos momentos mais legais e especiais entre você e seu filho. Para torná-la mais especial ainda, que tal incentivar a criança a comer sozinha? A partir dos 6 meses, ela pode comer sozinha com as mãos. Ao invés de recusa e choro, a criança pode ficar bastante entretida com o alimento, além de estimular movimentos e a curiosidade na alimentação. A partir dos 9 meses, é possível o uso de garfinhos com pontas arredondadas e de material adequado, e a partir de 1 ano, a colher é permitida. O importante nesse processo é respeitar o tempo da criança e sempre preparar um ambiente favorável para isso!

Criança vê, criança faz

A família é o maior espelho da criança. Para que ela se alimente de forma saudável, todos do âmbito familiar também precisam estar comprometidos em construírem esse hábito. Por isso, faça das refeições um momento especial! 

Evite alimentos ultraprocessados, ricos em conservantes, açúcares e corantes, e priorize uma alimentação mais natural e menos industrializada. As crianças e sua família agradecem!

Estimular a autonomia da criança e fazê-la a protagonista da sua alimentação proporcionam benefícios e muitas conquistas. Lembre-se: respeite o tempo da criança e o seu processo, observe os sinais de fome e saciedade e faça desse momento algo especial e divertido! E com a Mi Petit, saúde, sabor e diversão andam juntos: conheça nossas comidinhas saudáveis para crianças a partir dos 6 meses de idade!