O leite materno é considerado a bebida mais valiosa do mundo. Além dos componentes básicos (água, gordura e proteína), o leite materno é composto por inúmeras vitaminas, substâncias anti-inflamatórias, sais minerais, células-tronco e até microRNA. Com isso, o bebê recebe na amamentação os nutrientes necessários para fortalecer seu sistema imunológico e proteção de inúmeras doenças, além de contribuir para diversos momentos fundamentais para estreitar ainda mais a relação entre a mãe e o bebê.

As mães lactantes podem doar leite materno e ajudar bebês prematuros internados, com baixo peso e com patologias, a se recuperarem e terem uma vida mais saudável. Para saber mais, leia nossas dicas e veja como você pode se tornar doadora de leite materno e ajudar a salvar vidas!

Quem pode doar leite materno?

Algumas mulheres que estão amamentando produzem um grande volume de leite materno, que as possibilitam fazer a doação. Segundo a legislação RDC Nº 17, que regula o funcionamento dos bancos de leite, a doadora precisa produzir leite materno em excesso, além de ser saudável, não tomar medicamentos que impeçam a doação e ter disposição para ordenhar e doar o leite materno produzido em excesso. 

Todo leite doado passa por uma rigorosa análise laboratorial para que haja um controle de qualidade, garantindo a segurança para os recém-nascidos que irão usufruir da doação. 

Como se tornar uma doadora de leite materno?

O Brasil é referência mundial em modelos de banco de leites maternos, sendo um modelo muito eficiente e com muito suporte para famílias. 

Para ser uma doadora, entre em contato com o BLH (Banco de Leite Humano) mais próximo de você, e assim você receberá todas as informações necessárias para a doação. O banco fornecerá os frascos necessários e esterilizados para doação, além de cuidar de todo transporte do leite fornecido. Tudo é feito para facilitar ainda mais esse gesto de amor!

Como retirar e armazenar o leite materno

O processo de retirada e armazenamento do leite a ser doado é simples e fácil. Fique atenta às instruções:

1- Escolha um ambiente calmo e limpo da casa, para que a ordenha seja feita;

2- É importante lembrar que o armazenamento deve ser feito ou nos frascos fornecidos pelo BLH ou em frascos de vidro com tampa plástica, limpos e esterilizados;

3- No momento da retirada do leite, use uma touca ou um lenço na cabeça, assim como máscara ou pano sobre nariz e boca, para proteger de possíveis contaminações;

4- Lave as mãos e braços até a altura do cotovelo com bastante água e sabão;

5- As mamas devem ser lavadas somente com água e secas com um pano limpo;

6- Para iniciar a retirada do leite, é importante massagear os seios com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares, para estimular a saída de leite e facilitar o processo;

7- Com a saída do leite materno, encha o pote até a altura de 2 dedos antes da tampa, e caso ainda tenha leite disponível para doação, use outro pote;

8- Após a retirada, é importante identificar o pote com o nome da doadora e a data em que a coleta foi feita;

9- Após a coleta feita, guarde os recipientes no congelador por até 10 dias e solicite ao BLH mais próximo de você para fazerem a retirada das doações.

10 – Disque 160, opção 4 e espere o Corpo de Bombeiros buscar a sua doação.

Pronto! Simples e prático, além de ser indolor. Para maiores dúvidas, disque 160 e fale com o Disque Saúde. Faça sua parte e compartilhe amor através do leite materno! 

Mi Petit, criando um mundo melhor.