Doenças transmitidas de animais para seres humanos crescem cada vez mais

É necessário refletir sobre a cadeia alimentar para evitar futuras pandemias


 
 
Uma nota divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
aponta que as doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram conforme os habitats selvagens são invadidos e destruídos pela atividade humana. O coronavirus, por exemplo, surgiu, ao que tudo indica, de morcegos na China. Além do Covid-19, outras doenças, como HIV, H1N1 e Ebola, também se originaram de animais. Infelizmente, não há como voltar atrás e erradicar esses vírus, mas existe a possibilidade de refletirmos sobre nossos hábitos alimentares para evitar futuras pandemias.

O especialista em marketing agroalimentar, desenvolvimento rural e pesquisador da Universidade Livre de Bolzano, na Itália, Mikael Linder, diz que o modelo atual de produção de alimentos, que prioriza a indústria, traz uma padronização perigosa que causa impactos ambientais. Já a pesquisadora Marion Nestle, professora de nutrição, alimentação e saúde pública na Universidade de Nova York (EUA), segue o mesmo raciocínio e aponta que animais selvagens estão perdendo seus habitats já que estão sendo comercializados como alimentos dos seres humanos em feiras e mercados. 

É necessário refletir sobre a cadeia alimentar para evitar futuras pandemias

 

A pesquisadora ainda afirma que a indústria alimentar prioriza o lucro em detrimento da segurança alimentar, facilitando a disseminação de doenças bacterianas e virais entre os animais – algo que pode contaminar os seres humanos. Sabendo disso, a Mi Petit investe em alimentos de verdade, a maioria orgânicos, contribuindo, assim, para uma cadeia produtiva mais sustentável, ética e controlada. Além disso, as embalagens da Mi Petit também contribuem para evitar possíveis doenças, pois são feitas de Polipropileno e livres de Bisfenol-A, além de serem totalmente recicláveis.

Estamos diante de uma valiosa oportunidade para repensarmos nossa cadeia produtiva, reduzindo o consumo de alimentos industrializados e evitando o desperdício. Se não mudarmos de atitudes urgentes e começarmos a fazer escolhas mais saudáveis na nossa vida, não teremos um mundo capaz de nos sustentar nos próximos anos. E é pensando na melhoria da educação alimentar dos nossos pequenos que iremos construir um futuro melhor e mais saudável para todos. Conheça nossos alimentos clicando aqui e tenha as refeições saudáveis e seguras da Mi Petit na sua casa.