Você sabe como funciona a técnica BLW de introdução alimentar? Hoje vamos te contar tudo sobre a técnica de introdução alimentar que já é cheia de adeptos.

A introdução alimentar é uma fase importante e de muitas mudanças na rotina da família. Normalmente, é iniciada aos 6 meses de vida, quando apenas o leite, materno ou fórmula, não consegue mais suprir todas as necessidades nutricionais da criança. Mas, mesmo com todo o encanto de ver o bebê crescer mais a cada dia e se tornar independente, muitas dúvidas aparecem. Hoje viemos falar sobre o método BLW, que cada dia que passa tem despertado mais o interesse das pessoas.

Até um tempo atrás, muitos profissionais e famílias defendiam que esse processo de início da alimentação sólida deveria ser feito através de sopas, papinhas e preparações mais líquidas. E ainda, o único sinal de que a criança estava satisfeita era se o prato ficasse vazio, independente dos sinais de saciedade do bebê.

Atualmente, muitas coisas mudaram e cada vez mais os pais têm buscado respeitar as vontades da criança e trazer uma interação mais natural e leve para a hora das refeições, e foi assim que surgiu o método BLW de introdução alimentar.

O “Baby Led Weaning” (“desmame guiado pelo bebê”, em tradução livre), vai contra tudo o que aprendemos no passado. Esqueça as papinhas, pratos e talheres. Aqui, os alimentos são servidos em pedaços grandes e fáceis de segurar – existe uma técnica de corte seguro para cada um -, e as mãos da criança fazem o resto do serviço. A técnica defende que os bebês sejam livres para estabelecer o próprio ritmo e conhecer melhor a aparência e textura
de cada alimento.

É o bebê que decide o que quer e quanto quer comer em cada refeição. Os defensores do método dizem que ele traz diversos benefícios em relação ao modelo tradicional:

desenvolve melhor a autonomia, melhor aceitação, maior variedade de alimentos e a formação de um hábito alimentar mais saudável, pois a criança cria gosto e passa a gostar da textura de tudo o que come.

O BLW causa muita divergência entre os profissionais de saúde. Porém, o que todos concordam é que ambas as técnicas de IA trazem benefícios. Dessa forma, tentar uma alimentação mista seria ideal. Assim, você consegue respeitar as vontades da criança, criar uma relação saudável com a comida e ainda garantir que ela está ingerindo os nutrientes necessários.
Caso queira tentar, olha essas dicas para adotar a técnica no seu dia a dia

– O bebê deve estar sentado e ser capaz de se manter com o mínimo suporte;
– Castanhas e frutas com sementes grandes, como cerejas e azeitonas, não devem ser oferecidas;
– Nunca deixe a criança comendo sem supervisão;
– Introduza alimentos aos poucos e não se decepcione se a criança decidir atirar tudo no chão, é um processo;
– Corte a comida em pedaços grandes que diminuam a chance de engasgos.
Os lanches Mi Petit são ideais para quem quer tentar ou já pratica o método BLW em casa, temos mini hambúrgueres de diversos sabores, bolinha de carne com batata doce e muito mais. Tudo feito com ingredientes selecionados e livres de açúcar, leite e derivados e sem conservantes. Saiba mais na nossa seção Loja.